Voltar 

LAPA - A FEIRA AQUILINIANA
 
O concelho de Sernancelhe possui diversos pontos e locais emblemáticos, objecto de várias acções que o têm vindo a identificar e e ser motivo de referencia ultimamente.

O município de Sernancelhe está associado à castanha, aos enchidos, à bola de carne, à fêvera tenra assada na brasa, ao cabrito assado ao bom vinho, o queijo  e pão da Lapa não esquecendo os segredo dos mais antigos ou das avós, e mesmo das extintas freiras que nos seus conventos locais eram especialistas em doçaria: as filhós grandes e gostosas, as rabanadas do natal, o arroz doce e leite creme torrado e as célebres cavacas (das freiras recolhidas de Freixinho).

Assim, ao divulgar e referenciar todos estes produtos transmite-se a imagem do concelho acolhedor que é, recheado de belas paisagens e dum valiosíssimo património histórico.

Paralelamente há incentivo aos produtores para continuarem a produzir todos os produtos artesanais e o seu trabalho seja digno de mérito recompensa e motivação.
A Lapa terra de fé, local de mistério natural e de alcance transcendal, com o seu Centro Histórico tornou-se no local ideal para a realização do evento que sem dúvida caracteriza e retrata em autêntico teatro real, o trabalho dos artistas e artesãos locais.
Os sabores gastronómico já referenciado são também ponto de honra da exposição, podendo o visitante adquirir e saborear qualquer das delícias presentes.
A caracterização e a criação de "Feira AQUILINIANA da Lapa", homenageia e promove Aquilino Ribeiro e a sua obra, utilizando os exemplos que ele deixou relativos à gastronomia.

«Na imagem à esquerda o Mestre Aquilino Ribeiro»

Assim o Centro Histórico da Lapa, com local místico que é, e com todo o cenário da Feira que o envolve simula muito bem um cenário semelhante ao das feiras medievais, embora o aspecto simbólico seja diferente, pois que são envolvidos bastantes stands de produtos tradicionais que dão vitalidade ao cenário e curiosidade ao visitante.
Em simultâneo há animação e representações de vários grupos culturais e etnográficos em todo o tempo da Feira.
A participação da Câmara Municipal de Sernancelhe, entidade organizadora, com as Juntas de Freguesia, associações concelhias e de vários produtores, visa associar o património histórico e cultural com a promoção dos produtos locais.
 

  Voltar