Voltar  

Os vários Habitantes que passaram pelo Concelho

O assunto que vamos tratar ó muito curioso e inte­ressante, porque nos remonta a tempos bárbaros, sumidos, há milhares de anos, na noite do passado; mas é de alta transcendência, mais do domínio da geologia do que da história.
Descrito, nos capítulos anteriores, o território de Cernancelhe com os seus acidentes principais, importa agora indagar quando começou a ser povoado esse território e quais os povos que o habi­taram, na longa série dos séculos. É a história da sua população. A tradição e os escassos vestígios, que nos restam do passado, mal podem guiar-nos ao escuro labirinto onde viveram, se agitaram e morreram muitas gerações, elos duma cadeia que chegam até nós. Difícil é encontrar o fio de Ariadna que nos guie aos primeiros. Apesar da dificuldade, convém procurá-lo, para tanto quanto possível, esta­belecermos os antecedentes do Concelho e encon­trarmos o laço que nos liga aos nossos avoengos.
Para mais fácil exposição e compreensão do assunto, devemos considerar as seguintes épocas:  Pre-histórica, próto-histórica, romana, bárbara e arábica— longos estádios que vêem desde os tempos mais nebulosos até à reconquista pelos cristãos, que é a época propriamente portuguesa em que se fixa o domínio de Portugal e se consolida a sua independência. 

                                                   Épocas:

a Época Pre-histórica
B — Época Próto-histórica
CÉpoca Romana
d Época Bárbara
e— Época Arábica

F— Época Astur-Leonesa e época Portuguesa

 

  Voltar